fbpx

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business

Share on facebook
Share on Facebook
Share on email
Email
Share on print
Print

É possível restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business, se seguires o processo correcto. Uma suspensão significa que o teu perfil foi suspenso (suspensão suave ou suspensão forçada) no Google Maps e na Pesquisa do Google. Podes sempre contactar-me se precisares de ajuda para resolver uma suspensão

Uma suspensão suave significa que não tens controle sobre o teu perfil, e este ainda é exibido nos mapas e na pesquisa como não proprietário(a). Uma suspensão forçada acontece quando o perfil é removido completamente da pesquisa e dos mapas.

No entanto, és considerado culpado até que se prove inocente aos olhos do Google neste momento e tudo o que podes fazer é pedir a reintegração.

Como recuperar de uma suspensão

Para recuperar de uma suspensão do Google My Business, prepara-te para negociar! Reconhece que estás errado, organiza os teus factos, aceita -o e, em seguida, restaura-o . Aqui está um rápido sumário do processo:

1.      Não entres em pânico

Relaxa! A corrida para o formulário de reintegração do GMB geralmente acaba por causar mais danos do que benefícios. Portanto pára para recuperares do susto e coleciona os teus pensamentos acerca dos passos seguintes a tomar.

2.      Obter aconselhamento

Entra em contato connosco no Grupo do Facebook -Google My Business Portugal-  e/ou a Comunidade de suporte do Google My Business,  nesta comunidade encontram-se especialistas e utilizadores voluntários para rever as tuas informações.

3.      Fornece as tuas informações

Fornece aos voluntários o máximo de informações possível, incluindo: nome da empresa, endereço ou o endereço usado para verificar se és uma empresa da área de serviço, URL do site, URL do teu painel GMB, podes ainda providenciar um screen shot com as Informações relevantes e necessárias no GMB, assim como se tens um estalececimento podes divulgar qualquer prova de sinalização na porta do teu negócio (uma imagem do exterior com a captação da placa publicitária ao qual serve para provar que estás localizado na área que dizes servir), fornece qualquer informação que prove que tu és uma entidade comercial genuina.

4.      Enviar uma solicitação de reintegração

Somente depois de executares as etapas acima, deverás tomar uma acção e enviar uma solicitação de reintegração .

5.      Aguarda uma resposta

O teu pedido de solicitação pode ser recusado imediatamente, mas se não receberes uma resposta imediata do Google, isso é geralmente bom sinal. Continua a verificar o teu e-mail assim como a tua conta no GMB relativamente a atualizações ou alteração de status.

6.      Aguarda para editar depois da reintegração

Deves aguardar vários dias após a reintegração para fazer edições no teu perfil ou poderás ser suspenso novamente.

Como funciona o formulário de restabelecimento

O formulário de reintegração é o método mais eficiente, pois vai diretamente para a equipa responsável pelas reintegrações. 

Em circunstâncias normais, podes restabelecer o teu perfil em 1 a 7 dias. Se passar 7 dias e não tiveres sido negado, há uma série de outros problemas em andamento.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 1
Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 2

Responder que sim leva a um beco sem saída. Seleciona NÃO, mesmo que exista uma solicitação em execução. Mais sobre isso na parte em que falamos sobre o que esperar.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 3

Deves ter acesso à listagem em questão para responder SIM  a esta pergunta. Responder não é um beco sem saída, como podes ver abaixo. Responder sim leva-te à para a próxima pergunta.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 4
Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 5

Esta pergunta está apenas a referir se já examinaste as diretrizes e fizeste alterações, se necessário. Uma resposta de “Não” ou “Não sei” levará a outro beco sem saída, então vai em frente e responde SIM .

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 6
Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 7

Esta pergunta é direcionada para informar ao Google que estás localizado num local físico. Isto  aplica-se a empresas da área de serviço (como precisas de um local para verificar) e claro, às lojas. Um NÃO leva a um beco sem saída. Responde SIM e passas para a próxima pergunta.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 8

Esta pergunta é voltada para ver se deves ter um endereço aparecendo ou não. Lembra-te de que só deves ter uma área de serviço definida se os clientes forem ao local. Híbridos são permitidos, como por exemplo, uma pizzaria pode jantar em (loja) e uma área de serviço (entrega). Aqui, um SIM leva-te para a próxima pergunta. Um NÃO leva-te à pergunta 9.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 9

Essa é praticamente a mesma pergunta que foi respondida anteriormente, mas está a tentar verificar se o teu negócio é uma loja. Responder SIM passa para a próxima pergunta. Responder NÃO leva-te à pergunta 9.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 10

Aqui, o Google está apenas a querer verificar se tens um perfil duplicado no teu painel. Responder a essa pergunta com um NÃO passa para o final. Responder com um SIM leva-te para outro ramo de perguntas.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 11

Se desactivaste todos os duplicados, óptimo. Se os mantiveres por algum motivo, explica o motivo ao preencher o próximo formulário. Responder SIM ou NÃO leva a concluir o formulário.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 12

Responder SIM, leva-te à pergunta 7. Responder NÃO, encerra o assistente. Agora, vamos preencher o formulário para remover tua suspensão do Google My Business.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 13
  • Nome: O teu nome.
  • Endereço de email oficial: este é o email que usas para gerir o teu perfil GMB em questão.
  • Nome da empresa: este é o nome da conta suspensa (usa a versão editada se a tiveres alterado)
  • Endereço: usa o endereço de verificação, mesmo que seja um negócio da área de serviço.
  • URL: pode ser encontrado no Google My Business, na guia Página inicial ou Informações. Não coloques o URL do site aqui, pois não funcionará. A imagem abaixo mostra onde encontrá-lo.
Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 14

A última parte é simples, coloca o teu número de telefone.

Em seguida, coloca as alterações feitas no teu perfil. Isso inclui alterações no nome, horário, endereço (para uma mudança) etc. Convém ser muito detalhado aqui e não deixar nada de fora. Admite estar errado se for necessário.

Se tiveres informações adicionais, coloca-as na última caixa. Eu gosto de colocar aqui a prova da existência do negócio.

Como restabelecer o teu perfil após uma suspensão do Google My Business 15

O que esperar depois de enviar

Depois de concluir o envio completo do formulário, verifica imediatamente o teu e-mail e vê se recebeste uma resposta automática dos especialistas do Google para manter uma linha de comunicação. Nesse caso, anota o ID do caso no assunto do email. Se entrares em contacto com o suporte, precisarás deste ID.  

Caso recebas uma negação imediatamente, o problema no teu prefil é considerado muito sério. Se for esse o caso, precisas entrar em contacto com um especialista (como eu 😊) para descobrir qual o(s) problema(s) no teu perfil. 

Se não recebeste um email automatizado, geralmente é bom sinal e indica que caminhas para o resultado desejado. A partir deste dia, não receberás um e-mail do Google sobre esse perfil até que ocorra uma reintegração. Fica atento a um e-mail informando que o teu perfil possui actualizações. Esse é o primeiro sinal de que o teu perfil está online novamente. 

Receberás um email de sucesso ou negação neste momento. Se for um email de sucesso, pára para relaxares, a este ponto bem mereces. Deves aguardar aproximadamente três dias úteis completos para que a tua classificação volte. Além disso, sugiro não fazer edições durante esse período, pois  podes ser suspenso novamente muito rapidamente.

E se a tua solicitação for rejeitada?

Se receberes uma recusa, Consulta as diretrizes novamente e verifica se está tudo bem. Verifica a etapa 2 no início do artigo. Se tiveres um escritório virtual ou uma caixa postal, considera obter um endereço real. 

Dica profissional : NÃO caias na tentação de criar um novo perfil, sê paciente e aguarda acima de tudo a resposta do Google.

Restabelecido, mas pendente por mais de três dias?

Primeiro, parabéns por teres conseguido restabelecer o teu perfil Google My Business! 

Infelizmente, se a conta estiver pendente por mais de três dias, há algo errado ou estás na categoria de coação. Precisarás entrar em contacto com o suporte do GMB e fornecer as tuas evidências. 

Felizmente, este artigo ajuda-te a navegar pelas águas da reintegração do Google My Business. Não é impossível e, às vezes, é preciso um olhar perspicaz para descobrir o que está errado. Presta atenção a tudo ao longo do caminho e se o teu negócio é legítimo, é provável que recebas o teu perfil de volta. Mas uma vez que o processo de reintegração nem sempre é simples, obtém alguns conselhos ou contracta um profissional se sentires que lidar com o teu perfil do GMB está a causar demasiado stress.

Espero que  o artigo seja esclarecedor e que tenhas gostado.

Professor M - GMB Experts Partner

Professor M - GMB Experts Partner

Especialista em Marketing Local e Google My Business Expert

Todas as Publicações
Se gostaste deste artigo, por favor partilha :)
Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on LinkedIN
Share on pinterest
Share on pinterest
Share on email
Email
Share on tumblr
Share on Tumblr
Share on reddit
Share on Reddit